×

Pará lança caravana climática nas aldeias indígenas rumo à COP 30: “Égua, bora cuidar do planeta!”

aí, pessoal! O Governo do Pará tá lançando a Caravana Climática Rumo à COP 30 nas terras indígenas do estado. A ideia é preparar e capacitar as lideranças indígenas para participarem ativamente dos debates na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que vai rolar em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025.

A caravana vai percorrer várias etno-regiões do Pará, levando informações sobre a conferência e os temas que serão discutidos. O objetivo é formar “delegados” indígenas com conhecimento político e ambiental para representarem suas comunidades nas discussões da COP 30. Além disso, 20 jovens e mulheres indígenas serão treinados em comunicação e produção audiovisual, para que possam produzir conteúdos sobre pautas ambientais e compartilhar suas narrativas.

image-1024x576 Pará lança caravana climática nas aldeias indígenas rumo à COP 30: "Égua, bora cuidar do planeta!"

A primeira parada da caravana será na Aldeia Pykatoti, em Novo Progresso, sudeste do Pará, entre os dias 13 e 18 de março. Depois, em abril, a caravana segue para São Félix do Xingu e Oriximiná. Em maio, será a vez de Santarém e Jacareacanga. Em junho, Tucuruí e Altamira recebem a caravana, e, por último, em julho, Paragominas. As datas específicas serão divulgadas em breve pelo Governo do Estado.

Essa iniciativa é fundamental para garantir que as vozes dos povos indígenas sejam ouvidas nos debates climáticos globais, reforçando a importância da demarcação de territórios e da preservação ambiental. A comunicação é uma ferramenta poderosa na luta por direitos e na defesa do meio ambiente, e essa caravana é um passo importante nessa direção.

image-1-1024x576 Pará lança caravana climática nas aldeias indígenas rumo à COP 30: "Égua, bora cuidar do planeta!"
image-2-1024x576 Pará lança caravana climática nas aldeias indígenas rumo à COP 30: "Égua, bora cuidar do planeta!"

Fontes:

Compartilhe

LEIA MAIS